FAÇA SUA PESQUISA E SEJA RAPIDO EM SUAS PESQUISAS!!!!!!!!

Pesquisa personalizada

domingo, 24 de abril de 2011

A CONSCIÊNCIA E A LEI

I Sm 24;5
    
     A consciência é a poder alojado dentro de nossa mente para formular juízos morais sobre nós mesmo, aprovando ou desaprovando nossas ações, pensamentos e planos  e dizemos-nos, se aquilo que fizemos é tido por errado, que merecemos sofre por isso. A consciência tem em si dois elementos: a percepção de certas coisas como certas ou erradas e a capacidade de aplicar lei e regras a situações especificas. A consciência insiste em julgar-nos pelos mais altos padrões que conhecemos. por isso, a chamamos de a voz de Deus  na alma, e, em certo sentido, ela o é.
       Paulo diz que Deus gravou um certo conhecimento de sua lei em cada coração humano( Rm 2,14-15) e a experiência confirma isso.mas a consciência pode estar enganada ou condicionada a considerar o mal como bem ou torna se cauterizada ou entorpecida por meio de pecados repetido(1Tm 4.2).os julgamentos das consciência podem ser considerados a voz de Deus somente quando refletem a própria verdade de Deus e sua lei,segundo as escrituras.A consciência devem ser educada a julgar segundo as escrituras.A superstição ou o escrúpulo pode levar uma pessoa a considerar pecaminosa uma ação que, segundo a palavra de Deus,não é, porem para uma tal consciência "fraca"(Rm,14:1-2; 1Co, 8.7,12),seria pecado agir contra si mesmo e fazer o que equivocadamente julga ser errado (Rm,14.23). Aqueles cuja consciência é "fraca" nunca devem ser pressionados ou persuadidos a fazer aquilo que destrói sua boa consciência.
        O ideal do novo testamento é uma consciência livre de culpa e capaz de guiar-nos numa direção santa. A consciência  só pode ser libertada da culpa pelo poder do sangue de Cristo. Uma vez libertada e protegida em sua liberdade pelo dom da justificação, a consciência é capaz de crescer através do ensino das Escrituras e pelos meios da graças na vida cristã.

   pr; alzair silva.